terça-feira, 19 de julho de 2011

Finalização do Módulo de Atendimento ao Cliente



Finalizamos este módulo durante a semana do dia 04/07 á 08/07, aprendemos sobre os tipos de atendimento ao cliente que existem, por exemplo:

Atendimento Básico: é aquele esperado por todos. O que os clientes esperam? Que sejam bem atendidos e que consigam satisfazer suas necessidades. O cliente, ao entrar na loja, deverá encontrar aquilo que espera. Se a empresa não conseguir atender o básico esperado pelo cliente, com certeza, perderá em pouco tempo espaço no mercado.

Atendimento Reativo: é aquele onde o vendedor se dispõe a ajudar o seu cliente, tirando possíveis duvidas ou resolvendo os problemas que este cliente venha a ter após a compra do seu produto.
Atendimento Pós- venda: é aquele que visa fidelizar o cliente, através de pesquisas sobre as opiniões dos clientes que compram seus produtos ou até mesmo atraindo estes clientes sempre para sua loja, mostrando sempre como ele é importante.

Atendimento Pós- venda: é aquele que visa fidelizar o cliente, através de pesquisas sobre as opiniões dos clientes que compram seus produtos ou até mesmo atraindo estes clientes sempre para sua loja, mostrando sempre como ele é importante.

Atendimento Pro- ativo: é aquele onde o vendedor ao prestar um atendimento ao cliente, deve entender o problema do cliente e oferecer, além da informação solicitada, alternativas que tragam uma solução melhor ao problema deste cliente.

Aprendemos também um pouco sobre os tipos de clientes,
§                 Prospect : é um cliente que pode estar interessado em comprar da sua empresa
§                 Shopper : são aqueles que visitam o seu negócio pelo menos uma vez
§                 Cliente eventual : são pessoas que adquiriram um ou mais produtos da sua empresa
§                 Cliente regular : são os que adquirem periodicamente seus produtos e serviços
§                 Defensor : são os que elogiam sua empresa e a qualidade dos seus produtos a quem quiser ouvir

  • Cliente pessoal: são aqueles que influenciam nossas vidas e nosso desempenho no trabalho (cônjuge, filhos, amigos, entre outros)
  • Cliente da concorrência: são os que compram de nossos concorrentes. Aqui é interessante fazer uma avaliação, para descobrir o que os leva a comprar da concorrência, para em seguida elaborar uma forma de conquistá-los
  • Cliente interno: é a pessoa que trabalha em nossa empresa e que influencia o processo produtivo. Merece também grande atenção, pois essa atitude gera um melhor clima organizacional, maior produtividade e união da equipe, bem como ajuda a atrair clientes da concorrência. É no cliente interno que começa o processo de fidelização de um cliente externo
No dia 06/07 fizemos um passeio no centro histórico de Santos, através deste passeio conhecemos um pouco mais sobre á historia da nossa cidade e também como e feito o atendimento ao cliente nestes pontos históricos.
     

Finalizamos esta semana falando um pouco sobre os órgãos de proteção ao cliente, CDC; PROCON; IMETRO e IDEC

Um comentário:

  1. Sigam com empenho, continuem sempre...
    O Blog está muito bom , ilustrado e rico e informações.

    Beijo no coração de todos!

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